A audição é um dos sentidos que mais sofre agressão nas festas de final de ano. Estamos expostos a muitos ruídos cotidianamente e no final do ano essa exposição aumenta com o aparecimento de shows, explosão de fogos de artifício, som no carro em volume aumentado. baladas e muito mais. Quanto maior a exposição a ruídos mais suscetível a perda da audição. No entanto, algumas medidas podem evitar a tão indesejada surdez. (Perda Auditiva).
PREVENINDO
1 Mantenha-se longe do barulho intenso. Em caso de shows não fique muito perto das caixas de som, pois elas têm a capacidade para amplificar o som de modo audível a uma distância som riscos de causar lesão nos ouvidos.
2 Queima de fogos: Evite o máximo que puder, pois isso poderá causar danos temporários ou mesmo irreversíveis na audição, provocando rompimento do tímpano e/ou lesão no ouvido interno.
3 Umidade: Cuidado com os muitos mergulhos em água, pois eles podem colaborar com a umidade nos ouvidos, podendo ocasionar infecções gerando dores e perda de audição. em alguns casos.
4 Gritos: se você precisar falar muito alto e ter que gritar em um ambiente com muito barulho, afaste-se imediatamente, pois você está sofrendo exposição de ruído intenso que pode provocar trauma acústico levando a surdez temporária ou permanente.
Lembre-se de que o excesso de ruído pode provocar tanto a perda de Audição, quanto o aparecimento de zumbido, tontura, dores de cabeça, insônia e irritabilidade.
NÃO SE DESCUIDE NESSAS FESTAS. CUIDE DE SUA AUDIÇÃO!
JOSIANE DOMINGOS FONOAUDIÓLOGA