Usuário não autenticado, clique aqui para fazer o login

O Luto é tão único quanto o amor

28 de Outubro de 2022

Se esta matéria lhe chamou a atenção por algum motivo, pode ser por você já ter passado ou está vivendo um luto por alguém que ama. E sendo sincera, poucas coisas na vida são tão desafiadoras quanto uma perda de alguém que amamos. 


O luto pode fazer com que você se desconecte de você mesmo, não consiga mais agir e pensar como antes, ou até mesmo se sinta mal e culpado pelas pequenas felicidades do dia a dia. Saiba que tudo isso é normal dentro do luto e infelizmente a nossa cultura tem uma falta de habilidade de falar sobre esse assunto, o que torna tudo isso ainda mais desafiador. 


Nada disso é sua culpa, mas há sim algumas coisas que estão sob seu controle e você pode fazer para evitar que seu sofrimento aumente, pois apesar do luto não ter solução, isso não significa que você viverá eternamente arrasado, algumas atitudes podem fazer com que você acolha, respeite sua dor e cuide de si mesmo. Para isso, aqui vai algumas dicas importantes: 


Primeiro: Reconheça a sua dor, saiba que todas as mudanças cognitivas e comportamentais que estão acontecendo com você é normal e é muito importante reconhecê-las. 


Segundo: Não se sinta obrigado a se recuperar rápido, respeite o seu limite. Cada pessoa tem seu tempo e sua forma de se adaptar à nova realidade sem o ente querido. Do seu jeito e no seu tempo, você encontrará a sua forma.


Terceiro: Pergunte-se a si mesmo, como eu posso cuidar de mim? Faça um auto exercício e crie uma lista das coisas que lhe fazem bem, como por exemplo caminhada, comer algo bom, praticar algum exercício, se conectar com a espiritualidade, conversar com alguém que você sinta confiança. 


Da mesma forma, crie uma lista das coisas que lhe fazem mal, como por exemplo, conversar com alguém que não respeite sua dor, dormir de mais ou de menos ou comer de mais ou de menos e depois se sentir culpado, não cuidar da sua saúde e depois se sentir ainda pior por isso. 


Depois que fizer estas listas, encontre a sua maneira de colocar em prática as coisas que lhe fazem bem, e evitar na medida do possível tudo que lhe faz mal. Estas dicas não resolvem o luto, mas ajudam você a respeitar o momento que você está vivendo. 


Respeitar a sua dor sem deixar de lado você mesmo é fundamental para que você possa se adaptar à nova realidade. E lembre-se, seu ente querido não está mais fisicamente junto a você, mas permanecerá sempre vivo em seu coração, com as histórias, ensinamentos, risadas e aprendizados que juntos vocês tiveram. 


Nunca esqueça, se há luto é porque há amor e a sua maneira de enfrentar este momento é única, pois o luto é tão único quanto o amor. 


Franceline Martins de Oliveira CRP 12/21280


Outras Notícias

Acesso à página sem autenticação permitido em ambiente corporativo.

Módulos Nossa Empresa Síntese Espaço RH Ajuda Dicas e dúvidas frequentes Sobre