Seja qual for o motivo pelo qual você ainda não tenha concluído seus estudos, saiba que existem várias formas de retomar e você pode terminar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio mais rápido do que imagina. Listamos abaixo algumas das opções disponíveis:
Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja)
As aulas são oferecidas nos períodos matutino, vespertino e noturno e o aluno pode optar em ter aulas todos os dias ou escolher quantos dias de sua preferência. Nessa modalidade, o aluno conclui todo o Ensino Fundamental em até dois anos e o Ensino Médio em um ano e meio. As matrículas iniciam no dia 1º de fevereiro e as aulas no dia 18 de fevereiro, ambas no CEJA, que fica aos fundos da Escola Naya Gonzaga, no bairro DER.
Serviço Social da Indústria (Sesi)
O Sesi também oferece Ensino Fundamental e Médio gratuito aos trabalhadores da indústria.
As matrículas para o Ensino Médio já estão abertas e os interessados devem comparecer no Sesi munidos de RG, CPF, histórico escolar do Ensino Fundamental, comprovante de residência, carteira de trabalho e uma foto 3x4. Serão abertas duas turmas, a matutina inicia as aulas em fevereiro e a noturna em março. Com encontros uma vez por semana, o estudante consegue concluir os estudos em até 13 meses. Além do Ensino Médio, o Sesi oferece junto um curso de qualificação (Assistente de Controle de Qualidade ou Controlador e programador de produção).
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Se o seu objetivo é concluir os estudos de forma rápida e sem frequentar as aulas, existe ainda a possibilidade de realizar a prova do Encceja. Esse é um exame gratuito realizado pelo governo para conceder o certificado do Ensino Fundamental e Médio de maneira rápida e segura.
Para participar, basta acessar o site do INEP: enccejanacional.inep.gov.br, entrar com o número do CPF, data de nascimento e preencher o formulário online. As provas objetivas serão realizadas no dia 25 de abril de 2021. A avaliação é composta por 30 questões de múltipla e uma prova de redação. As inscrições encerram na segunda-feira (25/01).