Diante da atual situação do aumento do número de
casos de Influenza e COVID-19, há necessidade de relembrar alguns conceitos.
INFLUENZA
A eliminação viral inicia-se antes do início dos sintomas, no momento chamado de período de incubação, o pico de transmissão é no segundo dia da doença e com 7 dias há diminuição da excreção viral ao ponto de permitir a liberação do paciente.
Sinais e sintomas
Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril (temperatura =37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais elevada, persistente e prolongada em crianças.
O diagnóstico clínico é caracterizado por febre com sinal de comprometimento de vias aéreas superiores e com pelo menos um sinal de comprometimento sistêmico. Os sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, como:
• Comprometimento de vias aéreas superiores: rinorreia, dor de garganta, disfonia (rouquidão) e tosse.
• Comprometimento sistêmico: mal-estar, calafrios, cefaleia e mialgia.
As queixas respiratórias tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. A rouquidão e a linfadenopatia cervical são mais comuns em crianças. A tosse, a fadiga e o mal-estar frequentemente persistem pelo período de uma a duas semanas e raramente podem perdurar por mais de seis semanas.
Isolamento e atestado
Os pacientes positivos para Influenza deverão receber atestado médico de 7 (sete) dias e recomendação de isolamento familiar. Não há recomendação formal de isolamento de familiares no que tange à influenza. No entanto, os familiares deverão estar cientes de que diante de qualquer sintoma inespecífico, deverão realizar isolamento por 7 dias, a partir do início dos sintomas.
COVID-19
A doença causada pelo SARS-CoV-2 tem mais de 80% dos pacientes com sintomas leves e inespecíficos. A transmissão do vírus se dá principalmente nos primeiros 5 dias, após há uma redução da carga viral e uma queda drástica no potencial de transmissão.
Vacinação e Variantes
A nova variante de importância epidemiológica foi chamada de ômicron, o que se sabe sobre ela é que em pessoas vacinadas com a terceira dose, há uma melhora da eficácia da vacina protegendo em mais de 70%. Sendo assim, a orientação principal é a vacinação e orientações de etiqueta social.
Isolamento e atestado
Os pacientes positivos para COVID deverão ser isolados por 10 dias para melhor controle da doença, bem como seus familiares e contatos.