02 de Agosto de 2024
Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta para os riscos de doenças. A data foi estabelecida no Brasil com o intuito de conscientizar sobre os riscos da hipercolesterolemia (colesterol elevado) e contribuir para a redução das doenças cardiovasculares que, no Brasil, estão entre as principais causas de mortalidade. O colesterol alto é um fator de risco para doenças do coração e acidentes vasculares cerebrais.
Mas o que é o colesterol? É uma substância gordurosa encontrada em nosso sangue, vital para várias funções corporais, incluindo a produção de vitamina D e substâncias que ajudam na digestão. No entanto, quando os níveis de colesterol no sangue se elevam demais, podem gerar o acúmulo de placas nas artérias e aumentando o risco de doenças cardíacas.
Você sabia que existem dois tipos de colesterol?
HDL ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue.
(LDL) ou colesterol “ruim” - pode prender-se nas paredes das artérias formando placas de gordura. Com o passar do tempo, é possível que elas dificultem ou impeçam a passagem do sangue provocando angina (dor no peito) ou até mesmo um infarto (ataque cardíaco).
Neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comprometa-se a cuidar da sua saúde cardiovascular. Lembre-se de que pequenas mudanças positivas em sua rotina diária podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo.