No Dia da Indústria - 25.05 - celebramos a força motriz que a produção industrial representa para a economia do nosso país. A data é um momento para reconhecer os avanços tecnológicos, a inovação e o impacto social das indústrias.
O dia 25 de maio foi escolhido para celebrar o Dia da Indústria em homenagem ao empresário e um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Roberto Simonsen. Na década de 1930, ele desempenhou papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro. Enquanto o mundo mergulhava na Segunda Guerra Mundial, no período de 1938 a 1945, com a ajuda de Simonsen o Brasil começou a fabricar produtos que até então tinham de ser importados da Europa e da América do Norte.
Simonsen faleceu em 25 de maio de 1948. Em sua memória, a data foi transformada no Dia da Indústria. Ele também recebeu o título de patrono da Indústria Nacional. Era engenheiro de formação, mas consagrou-se como industrial, administrador, professor, historiador e político, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras. O Dia da Indústria foi instituído por decreto pelo presidente Juscelino Kubitchek, em 1957. (Fonte: Portal da Indústria)