O segundo semestre marca a chegada do período de estiagem. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registrados no período são sinais de alerta para maior incidência de focos de incêndios em áreas florestais.
Faça sua parte!
Não jogue pontas de cigarro em áreas florestais: essa é uma dica que parece simples, mas infelizmente ainda é um mau hábito que pode causar incêndios às margens das rodovias.
Não utilize o fogo para a queima de lixo doméstico: além de prejudicar o meio ambiente a prática é considerada crime, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998.
Não lance fogos de artifício em locais de vegetação: o que pode ser apenas uma brincadeira pode acabar gerando estragos na natureza e matar animais silvestres.
Nunca abandone fogueiras ou braseiros sem antes se certificar que o fogo foi totalmente extinto: fagulhas podem ser levadas pelo vento e podem espalhar as chamas.
Não use fogo na limpeza de terrenos: se você tiver um lote ou propriedade no campo, evite usar o fogo na limpeza do terreno. A prática que é primitiva também é vetada em Lei.
Para proteger grandes áreas de plantação, promova aceiros: aceiros são faixas de solo nu limpas de qualquer vegetação. Com os aceiros, em casos de incêndios, o fogo não se espalhará.
Queimadas para plantio só com autorização: Quem tem interesse em realizar a queima controlada deve entrar em contato com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).