Frutas para crianças no cardápio: sim ou claro?
Pequenas ou grandes, doces ou azedinhas, as frutas oferecem diversos benefícios para a saúde dos pequenos – e também para nós, adultos. Por isso, merecem um espaço especial no dia a dia!
É fruta ou fruto?
Olha só que curioso: o termo fruta, na realidade, surgiu popularmente para se referir às partes comestíveis que nascem das flores ¿
Os frutos são o que chamamos de ovário da flor – que, geralmente, é onde a parte comestível, conhecida por "fruta", se desenvolve.
Mas nem toda parte comestível é desenvolvida no ovário: às vezes, ela pode nascer em outras partes da flor (nos pseudofrutos).
Ou seja: muitos frutos podem originar uma fruta, mas nem toda fruta nasce de um fruto. Por isso, significam coisas diferentes. Legal, né? ¿
Qual é a importância das frutas para as crianças?
Você sabia que a frutose, o açúcar das frutas, desempenha um papel importante em nosso organismo? Vira energia - isso porque elas possuem carboidratos!, Mas não para aí: essas delícias ainda são ótimas fontes de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Bem, nós já ouvimos muitas vezes sobre essas tais vitaminas e minerais, mas o que elas representam para o nosso corpo? A resposta é: a ponte perfeita!
É através dessas vitaminas e minerais que nosso sistema de defesa se fortalece, nossos tecidos se formam, nossos ossos recebem manutenção adequada e muito mais. Na biologia, são classificadas como “micronutrientes”.
Mas não existe um único alimento que forneça tudo o que nosso organismo necessita. Então, precisamos dosar e equilibrar o que comemos (e o mesmo funciona para as crianças!). Por isso, os nutricionistas frisam tanto a questão de se ter uma alimentação diversificada.
Na prática, as frutas podem ajudar a:
Fortalecer o sistema imunológico das crianças;
Melhorar a memória e a qualidade do sono;
Controlar o colesterol e o sistema digestivo;
Prevenir a desidratação.
Tipos de fruta
Sabia que as frutas são categorizadas? Elas são divididas em cinco categorias: ácidas, doces, semiácidas, oleaginosas e monofágicas (ou hiper-hídricas).
Trouxemos exemplos de algumas frutas para você entender melhor:
Frutas ácidas: uva, morango, limão e laranja
Frutas doces: mamão, banana, manga e maçã
Frutas semiácidas: pitanga e maracujá
Frutas oleaginosas: coco, nozes e abacate
Frutas monofágicas: melão e melancia