Cuidar das finanças pessoais inclui os cuidados com as despesas domésticas. Isso garante a estabilidade financeira da família e ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida. Veja as dicas que separamos para economizar energia elétrica todo mês. (Fonte: https://www.tuacasa.com.br/economia-domestica/)
Desligue os eletrodomésticos da tomada: ao finalizar seu uso, desligá-los da tomada ajuda a economizar. Afinal, aquela luz vermelha também consome energia.
Aproveite a luz do sol: aproveite a luz natural, abra as cortinas e evite o gasto desnecessário ao utilizar luzes artificiais de dia.
Apague a luz ao sair de um ambiente: apesar de parecer lógico, somente quando adotamos esse costume no dia a dia ele se torna um hábito, ajudando a evitar o desperdício.
Mantenha o chuveiro na posição verão: em dias com clima agradável, deixar o chuveiro na posição verão pode ajudar a economizar até 30% mais do que deixá-lo na posição inverno.
Troque a borracha de vedação da geladeira: se a mesma não está mais cumprindo seu papel e está dando vazão ao ar frio, vale a pena trocá-la por uma nova, evitando o desperdício.
Espere os alimentos esfriarem para guardá-los na geladeira: ao serem guardados quentes, a geladeira trabalhará mais para que os mesmos atinjam uma temperatura compatível ao de seu interior.
Livre-se de extensões: extensões e benjamins (o famoso “T”) ajudam a desperdiçar energia. Utilize-os somente se necessário.